logo norte 2020

login

ENG

Xisto de Foz Côa dá cartas na inovação

Seg, 31/10/2016 - 11:52

O Norte Somos Nós

A Solicel, formada em 1966, dedicou-se durante 30 anos à transformação de xisto para suporte de videiras e pequenos muros. A concorrência de mercado obrigou a que esta empresa de Foz Côa testasse o uso de xisto em novos produtos como pavimentos, bancas de cozinha e artigos de decoração, que acabaram por se tornar o foco de toda a produção. Atualmente a Solicel exporta cerca de 95% da produção, números que se devem manter devido à procura de novos mercados. Pedro Duarte, empresário responsável, afirma que “os fundos comunitários têm um papel muito importante na inovação”, sobretudo pela aposta atual de renovação e modernização de maquinaria.

Esta rubrica radiofónica, com entrevistas a jovens empreendedores e a empresas consolidadas, partilha experiências da aplicação dos fundos da União Europeia na implementação de projetos inovadores.

A iniciativa, cofinanciada pelo NORTE 2020 no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, resulta de uma parceria com a Rádio Nova e com um conjunto de rádios regionais.

Acompanhe a rubrica na Rádio Nova, em 98.9 FM, sexta-feira, às 10h15 com repetição às 19h15. O podcast está disponível em http://www.radionova.fm/podcasts/programa/46

  • Versão imprimir Aumentar/Diminuir letra