logo norte 2020

login

ENG
Apoio ao Promotor | Apoio ao Utilizador

Aconselha-se a leitura das FAQ disponibilizadas no portal do Portugal 2020 relativas ao atual quadro comunitário.

Para envio de dúvidas ou sugestões, contacte-nos por email: norte2020@ccdr-n.pt.

Para envio de denúncias eletrónicas, preencha o formulário online.

Como obter esclarecimentos para candidatar um projeto ao NORTE 2020?
O Portugal 2020 é operacionalizado através de 16 Programas Operacionais a que acrescem os Programas de Cooperação Territorial nos quais Portugal participa a par com outros Estados membros. Entre os primeiros, encontram-se 4 Programas Temáticos e 7 Programas Regionais, incluindo-se o NORTE 2020 neste último grupo.
Caso pretenda candidatar-se aos apoios canalizados através do NORTE 2020, num primeiro momento, recomendamos que consulte:
1. As questões frequentes (FAQ) já disponíveis e que poderão permitir o seu esclarecimento;
2. A brochura que sintetiza o NORTE 2020 e o texto integral do Programa;
3. O Regulamento Específico aplicável.
Salientamos ainda que, sem prejuízo do enquadramento genérico definido nos documentos acima referidos, as condições concretas a respeitar são identificadas em sede dos Avisos de Abertura de Candidaturas (ex.: objetivos, tipologia de projetos, âmbito setorial e geográfico, entidades beneficiárias elegíveis, etc). Para o efeito, poderá consultar o Plano Anual de Avisos e os Avisos já abertos (link).
Para mais informações poderá, igualmente, contactar o Organismo Intermédio identificado no Aviso (se aplicável), a quem cabe fazer o apoio técnico mais direto aos promotores.

Qual a área geográfica de abrangência do NORTE 2020?
O NORTE 2020 apoia investimentos realizados na NUTS II Região do Norte. Para conhecer o território abrangido, incluindo os concelhos que integram cada NUTS III, consulte o mapa da Região do Norte.

Para quando está prevista a abertura dos concursos e convites no NORTE 2020?
As datas de abertura de concursos e de convites são divulgadas através de um plano anual consoante o domínio temático. Deverá consultar os sites Portugal 2020 e do NORTE 2020, bem como as nossas redes sociais atualizadas com regularidade em www.facebook.com/norte2020 e  https://twitter.com/norte_2020. Para subscrição da newsletter do NORTE 2020, clique aqui.

Como proceder para apresentar uma candidatura ao NORTE 2020?
Para concorrer aos diversos Programas Operacionais financiados pelos FEEI (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento), incluindo o NORTE 2020, deverá aceder ao Balcão 2020. O Balcão 2020 constitui o ponto de acesso para todas as entidades que pretendam candidatar a financiamento os seus projetos.
A autenticação no portal requer o uso do Número de Identificação Fiscal e da palavra-chave fornecida pela Autoridade Tributária e Aduaneira.
Antes de proceder ao registo da candidatura, e para assegurar o seu correto enquadramento, deverá certificar-se do Programa e Aviso a que pretende recorrer. O Portugal 2020 é operacionalizado através de 16 Programas Operacionais a que acrescem os Programas de Cooperação Territorial nos quais Portugal participa a par com outros Estados membros. Entre os primeiros, encontram-se 4 Programas Temáticos e 7 Programas Regionais, incluindo-se o NORTE 2020 neste último grupo.
No Balcão 2020 poderá aceder a um conjunto de questões frequentes (FAQ) já disponíveis e que poderão permitir o esclarecimento de dúvidas que possam ser suscitadas sobre o processo de apresentação da candidatura.

Como obter informações sobre abordagens territoriais integradas (ITI, DLBC e AIDUS)?
Recomendamos que consulte as questões frequentes (FAQ) já disponíveis sobre o assunto no portal do Portugal 2020 e que poderão permitir o esclarecimento das suas dúvidas. Poderá, igualmente, consultar o contexto de cada tipologia de abordagem nos links
ITIAIDUSDLBC
Salientamos, ainda, que as condições concretas a respeitar são identificadas em sede dos Avisos de Abertura de Concurso/Convite abertos/a abrir (ex.: objetivos, tipologia de projetos, âmbito setorial e geográfico, entidades beneficiárias elegíveis, etc).

 

Caso não fique completamente esclarecido, contacte-nos através do endereço norte2020@ccdr-n.pt.

 

 

  • Norte 2020 no Facebook Norte 2020 no Twitter