Concurso financia investimentos em áreas classificadas da Região do Norte
Ter, 25/06/2019 - 11:35
Candidaturas até 27/09
O NORTE 2020 lançou um novo concurso (Aviso NORTE-14-2019-15) para financiar até 4 milhões de Euros a criação e/ou requalificação de infraestruturas de apoio à valorização e visitação de áreas classificadas, incluindo, por exemplo, investimento em sinalética, trilhos, estruturas de observação da natureza, espaços de visitação e de apoio ao visitante, rotas temáticas e estruturas de informação.
Podem concorrer ao apoio europeu entidades da Administração Pública Central, autarquias e suas associações, bem como entidades privadas sem fins lucrativos, agentes culturais e organizações não governamentais da área do ambiente e proteção da natureza com projetos inseridos em áreas protegidas da Rede Nacional de Áreas Protegidas, em sítios da Rede Natura 2000 e demais áreas classificadas ao abrigo de compromissos internacionais.
Até maio de 2019, o NORTE 2020 já aplicou perto de 16 milhões de Euros em áreas classificadas de toda a Região Norte. São exemplos a Rede de Percursos Pedestre do Douro Superior, o Parque Biológico do Mezio, o Geoparque de Arouca ou o Museu de Água ao Ar Livre do Rio Vez.
Os documentos do concurso, que decorre até 27 de setembro, estão disponíveis para consulta no link www.norte2020.pt/concursos/concursos-abertos, na área Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.