Plataforma FIBRENAMICS GREEN conquista lugar de finalista do prémio europeu Regiostars 2020
Qui, 09/07/2020 - 12:46
Categoria “Economia circular para uma Europa verde”
A plataforma internacional Fibrenamics Green, uma iniciativa do Centro para a Valorização de Resíduos da Universidade do Minho, conquistou o lugar de finalista na edição 2020 do Prémio Europeu Regiostars, uma iniciativa da Comissão Europeia. O reconhecimento privilegia o trabalho em rede que a plataforma dinamiza e que envolve as diferentes fases da criação de novos produtos – como o design, a engenharia e a criatividade – criados a partir do aproveitamento de resíduos de várias indústrias do Norte de Portugal.
Trata-se de um investimento apoiado pelo NORTE 2020, no contexto dos incentivos para a transferência do conhecimento científico e tecnológico, que concorre agora com mais quatro projetos europeus finalistas do Regiostars, na categoria “Economia circular para uma Europa verde”. O vencedor será decidido por um júri e conhecido a 14 de outubro, num evento público inserido na Semana Europeia das Regiões e Cidades.
Adicionalmente, a Fibrenamics Green concorre com os 25 finalistas das cinco categorias a concurso para o Prémio do Público. Os votos são abertos a todos os cidadãos e decorrem on-line, até 15 de setembro, em https://regiostarsawards.eu/ .
O retorno do investimento e os bons resultados alcançados pelo Centro para a Valorização de Resíduos da Universidade do Minho levaram a que este projeto que nasceu na Região do Norte esteja agora a ser replicado nos Açores. Saiba mais sobre o Fibrenamics Green:
https://norte2020.pt/222160/fibrenamics-defende-que-o-lixo-de-hoje-sera-no-futuro-o-luxo-de-todos