logo norte 2020

login

ENG

Últimas Atualizações

NORTE 2020 apoia estudo alargado a alterações e variantes do coronavírus

Ter, 09/03/2021 - 17:10

Investigação

NORTE 2020 apoia estudo alargado a alterações e variantes do coronavírus

O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) está a avaliar as coinfeções com o SARS-CoV-2 (coronavírus) e perceber as possíveis alterações de infecciosidade das variantes ao longo do último ano. O estudo conta com o apoio financeiro do NORTE 2020 e dispõe de mais de 35 mil amostras nasofaríngeas.

O i3S recebeu um financiamento de 300 mil Euros da CCDR-N (Autoridade de Gestão do NORTE 2020) e tem como base de análise o seu biobanco de amostras, recolhidas desde março de 2020, e mantidas a temperaturas entre os 80 e 20 graus célsius negativos. Estas recolhas poderão escortinar variações sazonais do SARS-CoV-2, assim como bactérias, fungos e outros agentes patogénicos que possam ter sofrido ou influenciado algum tipo de variação durante o período de pandemia.

António Cunha, Presidente da CCDR-N, considera que este “é mais um exemplo da excelência da investigação científica do Norte” e destaca o “papel a nível nacional e internacional” que o i3S adquiriu na investigação aplicada no domínio da Saúde. Para o também Gestor do NORTE 2020, é “estratégico que o financiamento europeu seja trave-mestra no suporte a projetos de promoção da saúde pública, particularmente no atual momento pandémico que vivemos”.

Numa segunda fase, o i3S apostará ainda investigação de um novo método de deteção do vírus. O procedimento envolverá a recolha de amostras de saliva e terá como meta uma apresentação mais rápida de resultados, sem comprometer a sensibilidade e a fiabilidade dos testes.

  • Versão imprimir Aumentar/Diminuir letra