logo norte 2020

login

ENG

Últimas Atualizações

Documentos | NORTE 2020 Educação para Todos

Boletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar

N.º 25 l DEZEMBRO.2022 l DOWNLOAD
PROJETO OCTANTE - Combate ao insucesso escolar em Vila do Conde [PÁG. 2-3]
Expressão Artística e Dramática nas escolas do AVE [PÁG. 4-5]
Impacto social da ação "Salas do Futuro" no Tâmega e Sousa   [PÁG. 6-9]

 

N.º 24 l OUTUBRO.2022 l DOWNLOAD
Promoção do Sucesso Escolar em Carrazeda de Ansiães [PÁG. 2-3]
PAREDES EDUCA - Construir mais sucesso [PÁG. 4-5]
Valpaços - Laboratório de Emoções  [PÁG. 6-7]
Vila Nova de Famalicão - Educação de Qualidade Com Todos e Para Todos [PÁG. 8-9]
Retenção e desistência nas escolas do Norte [PÁG. 10-13]
Recomendações do Conselho Europeu [PÁG. 14-15]

 

N.º 23 l JUNHO.2022 l DOWNLOAD
Vale de Cambra: projeto RAÍZES [PÁG. 2-3]
Alto Minho:  “Brinca @ Ciência” ─  Promover a cultura científica em meio escolar [PÁG. 4-5]
Terras de Trás-os-Montes:  visita a França  [PÁG. 6-7]
Os PIICIE/PIPSE e a intervenção municipal e intermunicipal na educação [PÁG. 8-10]

 

N.º 22 l ABRIL.2022 l DOWNLOAD
Município de Gondomar: Projeto (A)creditarGO [PÁG. 2-4]
PIICIE do  Cávado ─ primeiro balanço [PÁG. 5-8]
Estrutura de Misssão do PNPSE:  Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário [PÁG. 9-11]
Ponto de situação dos PIICIE e perspetivas para o futuro próximo [PÁG. 12]

 

N.º 21 l FEVEREIRO.2022 l DOWNLOAD
RECRIAARTE: ALTO MINHO SUSTENTÁVEL POR NATUREZA [PÁG. 2-3]
CIM TTM: PROJETO-PILOTO “TURMAS PARTILHADAS” [PÁG. 4-5]
CHAVES: ATIVIDADES ESTIMULADORAS DE APRENDIZAGEM EM TEMPO DE FÉRIAS [PÁG. 6-7]
DICAS ─ UM PROJETO COM IMPACTO SOCIAL NA COMUNIDADE EDUCATIVA DO TÂMEGA E SOUSA [PÁG. 8-11]
PREPARAR OS PROGRAMAS INTERMUNICIPAIS DE PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO [PÁG. 12-15]

N.º 20 l NOVEMBRO.2021 l DOWNLOAD
Parentalidade em Ação – Workshops em Matosinhos [PÁG. 2-3]
PISA For Schools na CIM do Ave [PÁG. 4-5]
Retenção e desistência nas escolas do Norte [PÁG. 6-8]
Convite para 2ª fase dos PIICIE. Relatório da UNESCO [PÁG. 10]

N.º 19 l SETEMBRO.2021 l DOWNLOAD
Esposende ─ Projeto RUMO AO SUCESSO [PÁG. 2-3]
Vila Real ─ Equipa multidisciplinar Inovar para o Sucesso [PÁG. 4-6]
Vila Nova de Gaia ─ GAIA+SUCESSO [PÁG. 7-8]
ProChild CoLAB ─ Territórios de Aprendizagem: para além da territorialização educativa  [PÁG. 9-12]

N.º 18 l JUNHO.2021 l DOWNLOAD
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ─ referências [PÁG. 2]
ALTO MINHO EnerGenius [PÁG. 3-4]
TERRAS DE TRÁS-OS-MONTES ─ Competências científicas e tecnológicas [PÁG. 5-8]
TÂMEGA E SOUSA  ─ Cinema de animação na escola [PÁG. 9-10]
Avaliação sobre o contributo do Portugal 2020 para a promoção do sucesso educativo, a redução do abandono escolar precoce e a empregabilidade dos jovens [PÁG. 11-12]

N.º 17 l ABRIL.2021 l DOWNLOAD
ESCOLAS E FAMÍLIAS: notas de enquadramento [PÁG. 2-3]
CHAVES: o envolvimento das famílias é fundamental no sucesso escolar [PÁG. 4-5]
PROJETO PVPV ─ Póvoa de Varzim promove valores. Ação Elos - Pais [PÁG. 6-7]
AVE ─ Educação Parental  [PÁG. 8-9]
Garantia Europeia para a Infância [PÁG. 10]

N.º 16 l JANEIRO.2021 l DOWNLOAD
PROMOVER A LEITURA E A ESCRITA na CIM das Terras de Trás-os-Montes [PÁG. 2-3]
DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AO SECUNDÁRIO: METODOLOGIAS QUE CONSOLIDAM A LEITURA E A ESCRITA no Porto [PÁG. 4-5]
INTERVIR, CONVERGIR E CONSTRUIR em S. João da Madeira [PÁG. 6-7]
O PIICIE COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO E CONJUGAÇÃO DE VISÕES, VONTADES E RECURSOS  [PÁG. 8-9]
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, uma instância a potenciar [PÁG. 10-11]
BREVES: Abandono escolar precoce e Direitos da Criança [PÁG. 12-13]

N.º 15 l DEZEMBRO.2020 l DOWNLOAD 
Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para a promoção do sucesso e inclusão educativos [PÁG. 2-3]
BRAGA: Ação Educação, olhos postos no Presente e no Futuro! [PÁG. 4-5]
Projeto INEDIT.Maia | Inclusão pela Educação – Investimos em Ti [PÁG. 6-7]
RETENÇÃO E DESISTÊNCIA nas escolas do Norte  [PÁG. 8-10]
FREQUÊNCIA ESCOLAR NO NORTE - evolução e olhar prospetivo [PÁG. 11-16]

N.º 14 l SETEMBRO.2020 l DOWNLOAD 
PROJETO JUNTOS EM CASA ─ PESO DA RÉGUA [PÁG. 2]
LAMEGO EDUCA – INTEGRAÇÃO, INOVAÇÃO E COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR [PÁG. 3-4]
APRENDER MATEMÁTICA COM RECURSOS DIGITAIS ─ O HYPATIAMAT NA CIM DO AVE [PÁG. 5-6]
O NORTE 2020 E OS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO ─ OUTRAS LINHAS DE APOIO (FEDER E FSE): 
Infraestruturas de educação [PÁG. 7-8] | Programa TEIP [PÁG. 9] | Escola Digital [PÁG. 10]

 

N.º 13 l JULHO.2020 l DOWNLOAD 
EDUCAÇÃO E ESCOLAS NA PRIMAVERA DE 2020 – NOTAS [PÁG. 2-3]
SCHOOL4ALL ALTO MINHO EM TEMPO DE PANDEMIA [PÁG. 4-5]
EQUIPAS NO ALTO TÂMEGA [PÁG. 6-7]
PLATAFORMA +CIDADANIA NA CIM DO AVE: DESAFIOS, ESFORÇOS E REAJUSTES [PÁG. 8-9]
PIICIE DO TÂMEGA E SOUSA E O NOVO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA [PÁG. 10]
A ESCOLA EM TEMPOS DE COVID-19 - REFLEXÕES SOBRE O NOVO "NORMAL" E PERSPETIVAS PARA O FUTURO ─ ARTIGO DE OPINIÃO DA ESTRUTURA DE MISSÃO DO PNPSE [PÁG. 11-14]

 

 

N.º 12 l ABRIL.2020 l DOWNLOAD
EQUIPAS MULTIDISCIPLINARES ─ NOTA DE APRESENTAÇÃO [PÁG. 2 ]
EQUIPA MULTIDISCIPLINAR DE ALFÂNDEGA DA FÉ: DOIS ANOS DEPOIS… [PÁG. 3-4]
MAIS VAL ─ A RELEVÂNCIA DA DIVERSIDADE TAMBÉM NAS EQUIPAS MULTIDISCIPLINARES [PÁG. 5-6]
MAIS VAL ─ PERSPETIVA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMPO [PÁG. 7-8]
CIM DO CÁVADO ─ BALANÇO DA ATIVIDADE DAS EQUIPAS MULTIDISCIPLINARES [PÁG. 9-10]
BARCELOS ─ PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL E PSICOEDUCATIVA [PÁG. 11-12]
WHYSCHOOL NA AMP ─ PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL EM MEIO ESCOLAR [PÁG. 13-14]

 

 

N.º 11 l FEVEREIRO.2020 l DOWNLOAD
PONTO DE SITUAÇÃO DOS PIICIE
NOTAS GERAIS [PÁG. 2-3]
ALTO MINHO [PÁG. 4]
ALTO TÂMEGA [PÁG. 5]
ÁREA METROPOLITANA DO PORTO [PÁG. 6]
AVE [PÁG. 7]
CÁVADO [PÁG. 8]
DOURO [PÁG. 9]
TÂMEGA E SOUSA [PÁG. 10]
TERRAS DE TRÁS-OS-MONTES [PÁG. 11]
PISA 2018 E PISA NAS ESCOLAS [PÁG. 12-14]

 

 

N.º 10 l DEZEMBRO.2019 l DOWNLOAD
A ESCOLA A NORTE E EM TODO O PAÍS [PÁG. 2-3]
ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS: QUE CAMINHOS? [PÁG. 4]
PROMOÇÃO DAS COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS NA CIM-TTM [PÁG. 5-6]
AS CIÊNCIAS NATURAIS E O ENSINO EXPERIMENTAL NO PIICIE DO ALTO TÂMEGA [PÁG. 7-8]
HORA DE EXPERIMENTAR NAS ESCOLAS DE SANTA MARIA DA FEIRA [PÁG. 9-10]
RETENÇÃO E DESISTÊNCIA NAS NUTS III DA REGIÃO DO NORTE [PÁG. 11-12]

 

N.º 9 l SETEMBRO.2019 l DOWNLOAD
ENCONTROS INTERMUNICIPAIS [PÁG. 2-3]
PLANO NACIONAL DAS ARTES [PÁG. 4-5]
TEATRO NA ESCOLA ─ UMA FERRAMENTA DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR [PÁG. 6]
PIICIE DO DOURO
[PÁG. 7-8]

N.º 8 l JUNHO.2019 l DOWNLOAD
A POBREZA DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS E A EDUCAÇÃO [PÁG. 2-3]
POBREZA INFANTIL, INSUCESSO ESCOLAR E POLÍTICAS LOCAIS INTEGRADAS [PÁG. 4-5]
O PROJETO “PROMOVER A LEITURA E A ESCRITA” DA CIM-TTM E O COMBATE À POBREZA INFANTIL [PÁG. 6-7]
CENTRO INTEGRA ─ UMA ABORDAGEM GLOBAL E INTEGRADA AO INSUCESSO ESCOLAR [PÁG. 8-9]
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DAS COMUNIDADES INTERMUNICIPAIS NA PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR [PÁG. 10-12]
PROJETO TRILHOS PARA A INOVAÇÃO EDUCATIVA NA AMP [PÁG. 13-15]
BREVES [PÁG. 16]

N.º 7 l ABRIL.2019 l DOWNLOAD
APRENDER A LER E A ESCREVER ─ NOTAS DE APRESENTAÇÃO [PÁG. 2]
PORTUGUÊS E LEITURA ─ ALGUNS RESULTADOS [PÁG. 3]
PLANO NACIONAL DE LEITURA [PÁG. 4-5]
ParAMARES A LEITURA ─ CM AMARES [PÁG. 6-7]
A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ─ CM PORTO [PÁG. 8-9]
COM A INSPIRAÇÃO DE MIGUEL TORGA ─ CM SABROSA [PÁG. 10-11]
AVE EM SUCESSO! ─ PIICE DO AVE  [PÁG. 12-13]
PREVISÃO DO NÚMERO DE ALUNOS [PÁG. 14]

N.º 6 l FEVEREIRO.2019 l DOWNLOAD
APRENDER MATEMÁTICA ─ SEIS BREVES TÓPICOS [PÁG. 2]
MATEMÁTICA ─ ALGUNS NÚMEROS [PÁG. 4]
HYPATIAMAT NA CIM DO AVE  ─ UM CONTRIBUTO PARA A MUDANÇA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA [PÁG. 6]
PIICIE  DAS TERRAS DE TRÁS OS MONTES [PÁG. 9]
BREVES [PÁG. 11]

 

N.º 5 l OUTUBRO-NOVEMBRO.2018 l DOWNLOAD
OS PSICÓLOGOS NOS PIICIE [PÁG. 2]
A INTERVENÇÃO DAS PSICÓLOGAS E DOS PSICÓLOGOS NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES PARA TODOS [PÁG. 4]
NOVOS E VELHOS PAPÉIS PROFISSIONAIS DOS PSICÓLOGOS NO CONTEXTO ESCOLAR [PÁG. 6]
MELHOR ESCOLA, MELHOR VIDA NO ALTO TÂMEGA [PÁG. 8]
RETENÇÃO E DESISTÊNCIA NAS NUTS III DA RN [PÁG. 10]

N.º 4 l AGOSTO-SETEMBRO.2018 l DOWNLOAD
AVALIAÇÃO DOS PLANOS: PRESTAÇÃO DE CONTAS E MELHORIA [PÁG. 2]
AVALIAÇÃO DOS PIICIE - O QUE ESTÁ PREVISTO [PÁG. 5]
ALTO MINHO – School 4All [PÁG. 11]

 

N.º 3 l JUNHO-JULHO.2018 l DOWNLOAD
As TIC e a Educação nos Projetos dos PIICIE [pág. 2]
TIC, Educação e INcoDe.2030 [pág. 4]
Integração do Digital nas Escolas - AE do Freixo [pág. 6]
Mais e melhor educação: o repto do PIICIE do Tâmega e Sousa [pág. 9]

 

N.º 2 l MAIO.2018 l DOWNLOAD
As equipas multidisciplinares nos PIICIE [pág. 2]
Equipa multidisciplinar - Alfândega da Fé [pág. 5]
Apresentação dos projetos do PIICIE das TTM / Academias Gulbenkian do Conhecimento [pág. 6]

 

N.º 1 l ABRIL.2018 l DOWNLOAD
Planos intermunicipais ─ enquadramento e desafios [pág. 2]
Os níveis de retenção e desistência nas NUTS III da Região do Norte [pág. 4]
Promoção do sucesso escolar: desafios e escolar: desafios e caminhos partilhados pelas escolas e autarquias do Cávado [pág. 6]
Melhorar as aprendizagens das crianças e jovens - PNPSE [pág. 7]
InfoEscolas e Escola 360 [pág. 8]

  • Norte 2020 no Facebook Norte 2020 no Twitter