NORTE 2020 garante nova residência de acolhimento para vítimas de violência doméstica
Sex, 06/11/2020 - 10:09
Até 30 de novembro
O NORTE 2020 abriu um convite para a criação de uma nova residência de acolhimento para vítimas de violência doméstica na Região do Norte. A casa, que ficará situada em Viana do Castelo, terá a especificidade de albergar vítimas com mais de 65 anos.
A abertura deste convite visa garantir a existência de estruturas de acolhimento adequadas às necessidades específicas desta faixa etária mulheres, tendo em conta a sua especial vulnerabilidade em razão da sua idade. Neste contexto, pretende-se apoiar a criação de uma resposta integrada inovadora, de âmbito regional, que responda à especial vulnerabilidade destas vítimas, cruzando a especialização técnica dos serviços de apoio a pessoas idosas e dos serviços de apoio a vítimas de violência doméstica.
O Aviso NORTE-42-2020-91 figura na prioridade de investimento na saúde e nas infraestruturas sociais que contribuam para o desenvolvimento nacional, regional e local, para a redução das desigualdades de saúde, para a promoção da inclusão social através de melhor acesso aos serviços sociais, culturais e de recreio, assim como para a transição dos serviços institucionais para os serviços de base comunitária.